5 de abril de 2010

Oi?!! :)

Oi gente! A vida anda corrida hein! Relevem a falta de posts, please! A Tia Ju tinha me enviado ha um tempão o post dela e eu to sofrendo com a equação computador lento + falta de tempo.
Vamos ao post da tia Julia, tão amada por todas vocÊs. Amanhã eu conto as novidades, comprinhas que andei fazendo (estive no Boticário....), oração ao Santo Milagreiro que deu certo, etc!


Meninas, quanto tempo...
Tia Julia anda fazendo boas pesquisas sobre pele, produtos e maquiagem. Afinal, a temperatura tende a ficar mais amena e precisamos tomar cuidado assim como fazemos no verão.
É importante sempre limpar, tonificar e hidratar a pele com produtos específicos para cada tipo de pele antes da aplicação da base, a fim de obter uma melhor aderência e um efeito mais natural. Eu costumo limpar a pele com um sabonete específico que tem sido o Deep Clean, da Neutrogena. Ele tem uma válvula “pump” e evita aquela coisinha chata como acontece com os sabonetes em barra de ficarem ali melequentos...Esse vira uma espuma na sua mão. Há boas opções no mercado. Vale dar uma boa conferida em sites, analisar o custo benefício e usá-lo da maneira adequada. Não adianta lavar a pele várias vezes por dia já que isso pode torná-la mais oleosa ainda, além de retirar a proteção que a pele deve ter. Aos poucos eu vou postando aqui o que tenho aprendido. Existem também livros muito bons a respeito. Aconselho também os produtinhos da Granado.
Vamos falar de make? Fiz aqui um resumo breve das funções de cada item. 

BASE:
É o principal produto de qualquer maquiagem, já que tem a função de deixar sua pele homogênea, com cobertura perfeita, mas, não podemos nos esquecer da naturalidade. Ela precisa ter uma textura adequada ao seu tipo de pele e uma tonalidade similar. Nada de testá-la no pulso. O certo é testar no rosto mesmo. Espalhe primeiro na zona “T” (testa, nariz e queixo) e depois nas laterais, de dentro para fora e de baixo para cima em direção às orelhas. FAÇA ISSO COM CALMA. VOCÊ GOSTA DECARINHO E SUA PELE TAMBÉM.  Tenha cuidado para não ficar com efeito “máscara”. Aplique até a raiz dos cabelos e até as orelhas.

PÓ:
Tem a finalidade de complementar a base, uniformizando a cor da pele, além de controlar o excesso de brilho  e prolongar a duração da maquiagem. Pode ser aplicado com esponja ou pincel grande e a escolha da cor é fundamental para uma maquiagem perfeita. Coloque pouca quantidade no pincel e aplique da mesma maneira que a base. Para retocar, dê leves batidinhas com a esponja. Não se esqueça que, em peles maduras e na região dos olhos, quando aplicado em excesso, o pó marca ainda mais os sinais de expressão.

BLUSH:
Nunca dispense o efeito saudável que ele deixa no rosto. Para uma maquiagem natural não deixe a aplicação marcada. Esfume em movimentos circulares na parte mais alta das maçãs do rosto. Aplique sempre o mínimo de produto e vá esfumando com delicadeza até a tonalidade surgir, deixando os limites indefinidos. Passe suavemente o pincel nos pontos onde o sol bate com mais intensidade: teste, base do nariz e queixo.

SOMBRAS: É fundamental escolher cores em harmonia com seu tom de pele, cabelo, roupa e usá-las nas ocasiões adequadas. Cores muito intensas na luz do dia podem ficar pesadas. Não é necessário combinar a cor da sombra com a cor da roupa. Cuide também na hora de combinar com o batom. Bom senso ajuda: não dá para combinar batom vermelho com sombra azul. Você pode utilizar uma, duas, três ou até quatro tonalidades diferentes, mas não as deixe isoladas. O segredo das sombras é a fusão, passando de um tom para outro com suavidade, esfumando. Sombras com partículas cintilantes não são indicadas para quem tem flacidez e sinais de expressão ao redor dos olhos. Quanto mais opaco o produto, menos ele marca essas imperfeições. A opção de sombras com brilho acetinado ficam sofisticadas sem realçar os sinais. Para levantar o olhar e deixá-lo mais expressivo no canto externo, junto aos cílios e no côncavo (de fora para dentro), aplique um tom de sombra mais escuro como preto ou marrom escuro.
CUIDADO: Tonalidades muito coloridas contrastam com a pele clara. Tons amarronzados ficam apagados nas peles morenas. Tonalidades muito cintilantes e metalizadas contrastam demais com a pele negra.

DELINEADOR: Delinear a base dos cílios superiores causa um efeito que realça o formato dos olhos ou os modifica completamente. Se quiser esfumar, passe várias vezes por cima do traço a esponja da ponta do lápis ou o pincel, no sentido horizontal, deixando mais intenso na base dos cílios e mais suave na parte superior. Na parte inferior dos cílios o ideal é passar o lápis em cima da raiz dos cílios e não dentro, pois a durabilidade é muito maior e no caso de olhos pequenos você não corre o risco de diminuí-los. A dica também é de delinear somente até o meio do olho quando se tem olhos pequenos.

MÁSCARA:
Ela é o xodó e um problema para muitas amantes de maquiagem. É o item de difícil escolha. Deve se testar várias antes de comprar. É importante saber a diferença das máscaras que são à prova d’água e as que não são. Elas podem alongar, dar volume e curvar os fios dando expressão ao olhar. Mantenha os olhos bem abertos enquanto aplica a máscara e evite piscar até que o produto esteja totalmente seco. Os cílios curvados com máscara ficam bem em todo mundo e provocam resultado imediato na aparência.

LÁBIOS:
Para que o batom dure mais tempo na boca, aplique antes corretivo ou base e um pouco de pó nos lábios. Batons aplicados com pincel têm maior durabilidade nos lábios e ficam com a cor mais intensa e sofisticada. Os brilhos têm efeito umedecido. São perfeitos para looks frescos, naturais e sem contornos. Tonalidades escuras diminuem os lábios e as cores claras e cintilantes dão volume.

LEMBREM-SE: Bons pinceis podem ajudar muito.
Você é sua maior aliada. Teste, invente, inove, experimente e treine muito. Faça caras e bocas no espelho, mude os tons, ouse. Nada como sair de casa segura do sucesso. Se você pode investir em produtos das grandes marcas, invista. Se não puder, use produtos de acordo com sua disponibilidade financeira e que não agridam a pele e não agravem problemas como espinhas e cravos.  Sua pele merece carinho e o filtro solar é indispensável até mesmo em dias nublados. Use não só no rosto como no pescoço e colo. Observe se sua pele fica oleosa ao longo do dia.
Sempre que possível viste sua dermatologista. Faça uma listinha com suas dúvidas, anote quais produtos você utiliza e tire suas dúvidas.

Pretendo ainda falar mais sobre cuidados com a pele, produtos, dicas. Mas isso tudo será em doses homeopáticas, ok? Aguardo as dicas também. Quem quiser participar relatando sua experiência com algum produto é só mandar. Estou analisando as várias opções de bases, blush, sombras. Em breve coloco tudo aqui porque esse post já está enorme!
Sentiram que eu to até parecendo uma pessoa séria, né? Rsrs
Música para ler este post: “Tell her tonight”, do Franz Ferdinand, em homenagem ao show fantástico da semana passada.
Bjos!

1 comentários:

Luciana disse...

nossa adorei o post bem explicado de forma simples clara e super objetiva parabens adorei beijos